SEGUIDORES

HISTÓRIA ou SAUDOSISMO !



História é uma palavra com origem no antigo termo grego "historie", que significa "conhecimento através da investigação". A História é uma ciência que investiga opassado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico.

Nostalgia (sinônimo de SAUDODISMO) é a vontade de reprisar um episódio da vida .

A nostalgia não se resume a saudade das pessoas, mas também dos bons momentos que foram passados ao lado daqueles que você sente falta…
Quando estamos em estado nostálgico, desejámos que aquelas pessoas (e aqueles momentos especiais) nunca tivessem desaparecido! 

Qual a diferença e importância?
Lembrar sobre pessoas e até mesmo locais. Segundo minha ótica, é SAUDODISMO/NOSTALGIA. Sempre (condição sine qua non), lembrando BONS MOMENTOS.

HISTÓRIA, também por minha interpretação, falar sobre acontecimentos, territórios (em especial, cidades), pessoas (que vivemos ou estudamos/lemos).  A diferenciação, é que na história, não há como omitir fatos, bons ou ruins. Já, na saudade/nostalgia, esquecemos (ou procuramos esquecer) o que nos foi doloroso.
Aspecto relevante : Com a história, aprendemos, mesmo com os erros. Quem não observou a história, acaba cometendo os mesmos erros. Vou aqui exemplificar pessoas que ignoraram a história : NAPOLEÃO BONAPARTE E ADOLFO HITLER. É só um DOS VÁRIOS EXEMPLOS. A história e cíclica, nada novo... (O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.
Eclesiastes 1:9,10
)
Por analogia, digo que o ser humano não dá a devida importância aos escritos, as histórias.
Fico admirado e aprendendo dia a dia com a vida. Como ela é dúbia, podemos nos enganar com uma situação e ficar cego com outra. Podemos nos lembrar das coisas boas da infância, mas quando alguém nos faz lembrar as coisas ruins, temos que colocar na balança e ver o que pesou mais.
Por pior que tivesse sido, pelo menos serviu de experiência e devemos agradecer, mesmo pelas coisas ruins.
Não tem como deletar uma deixando somente a outra (temos memórias).

Moacyr Luiz da Silva.

"O que aprendemos com a história é que as pessoas não aprendem com a história." (Warren Buffett)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSCREVA-SE NO CANAL



QUEREM ACABAR COM AS PEQUENAS EMPRESAS