SEGUIDORES

CULTURA !



Infelizmente, tudo que dizemos ou escrevemos, pode ser dada interpretação diferente de quem lê ou ouve.

É comum, nos textos que escrevo e me REFIRO A CULTURA, imaginarem ser “inferiorizar” terceiros, o povo de uma região, etc. Aliás, sempre que o assunto é polêmico.
Não só comigo, mas (em especial assunto polêmicos) levam até para o lado “pejorativo” e PRECONCEITUOSO.

Quando falo em diferença cultural entre povos, especialmente na questão de movimentos separatistas no Brasil, está no conceito amplo da palavra (transcrevo no final, copiado da WEB). DIFERENÇA DE COSTUMES, IDEIAS, COMPORTAMENTOS e PRÁTICAS SOCIAIS.

Quando um território (uma país) é grande, é propenso a existir DIFERENÇAS CULTURAIS (costumes, comportamentos, até na língua com seus dialetos).
Olhando deste aspecto, existe DIVISÃO NO BRASIL (já existe), não territorial, mas de COSTUMES.

Mais uma vez argumentando (falei que tenho MUITOS ARGUMENTOS) sobre a separação, quando escrevi sobre o Japão e Israel, é uma prova que no território pequeno não existe esta adversidade.... nem “bairrismo”, lideranças regionais, etc. etc. . Então, essas nações pequenas, tem mais uniformidade (UNIÃO) com seu povo.

Mais uma vez, O TAMANHO DO TERRITÓRIO que vai definir isto, além do que uso em outro argumento: “Controle de fronteiras, da máquina, etc.”. Para facilitar o entendimento, não é mais fácil arrumar (e controlar) um quarto do que uma casa grande?

Para deixar claro que o NORDESTE (também muito criticado), pensa em se separar.
Já cansei de ouvir de pessoas diferentes, que o movimento sulista é de NAZISTA. ISTO SIM É PRECONCEITO...

Voltando em falar em CULTURA, confundido por muitos como ERUDITOS, detentores de títulos, etc. etc. (inclusive ERUDITOS...rsrsrrs), apesar de fazer parte do conceito (UMA PARTE....), não vamos confundir: CULTURA de ESTUDOS, TÍTULOS, INTELIGÊNCIA, etc. etc.

Admiro em muito, quem se dedicou aos estudos e aos títulos, porém isto não os credencia a serem superiores a ninguém. Eu mesmo, tenho apenas o “ensino médio” (Técnico em Contabilidade), antigo COLEGIAL,  CIENTÍFICO...rsrsrsr. (sou da época do: PRIMÁRIO, GINÁSIO e CIENTÍFICO...rsrsr).

Também é outra definição e conceito, estudar não quer dizer frequentar uma escola, um banco escolar. Segundo minha ótica, os bancos escolares orientam e você vai estudar efetivamente, fora da sala de aula (LEITURA e PESQUISA). O que a ESCOLA vai te dar, é um TÍTULO (papel...rsrsrsr).

Sou como o Raul Seixas (apesar de eu ser filho de professor), quando ele disse: "Eu era um fracasso na escola. A escola não me dizia nada do que eu queria saber. Tudo o que aprendia era nos livros, em casa ou na rua. Repeti cinco vezes a segunda série do ginásio. Nunca aprendi nada na escola. Minto. Aprendi a odiá-la” (Raul Seixas). Vou mais longe (QUE O RAUL....rsrsr), eu fui expulso de três escolas (em uma cidade pequena que tinha só TRÊS ESCOLAS....rsrsrsrs).

O que me “credencia a debater/discutir”, é minha CURIOSIDADE. Gosto de ler, gosto de história e sempre pesquisando qualquer assunto que me chame a atenção.

Vou aqui repetir o que disse o GRANDE GHANDI (a respeito...).
“A instrução deve ser um dos muitos meios para o desenvolvimento intelectual, mas tivemos no passado gigantes intelectuais iletrados.”


“Saber ler e escrever não é o fim da educação, sequer o início.”

Acabei falando mais de mim, do que o assunto/argumento. Resumindo, CULTURA não é para DIMINUIR/HUMILHAR pessoas, muito menos taxar de SOBERBA (preconceito, etc.).

Para entender meus escritos, precisa saber da minha mania: NA MESMA HORA QUE PENSO DETERMINADO ASSUNTO, JÁ ESCREVO. NÃO RELEIO. NÃO CORRIJO....rsrsrrs.

Fique a vontade para corrigir erros de português (se quiser... e deve ter muitos..rsrsrrs). O importante para mim, é se a pessoa ENTENDEU (mesmo com erros ortográficos ou de sintaxe...rsrsrs).

MAGO MERLIN O OBSCURO SEIXAS (Vulgo: Moacyr).

O que é Cultura:
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSCREVA-SE NO CANAL



A ÚLTIMA PALAVRA, SEMPRE É A MINHA...