SEGUIDORES

P A R T I C I P A R É P R E C I S O

A partir do momento que todos participarem ativamente na comunidade o objetivo comum será alcançado.
A posição do crítico, que critica por criticar, é cômoda. Por que não apresentar críticas construtivas? É comum observarmos pessoas ou empregados reclamando da situação política ou de seus patrões sem dar a sua contribuição, representada em idéias e sugestões.
Quantos eleitores escrevem cobrando de seus políticos? ou mesmo ajudando-os a realizaram um bom governo? Temos todos a responsabilidade na direção do Estado, governantes e governados. Acho que não são, sozinhos, os únicos culpados. Temos também nossa parcela de responsabilidade. Só lamentações pioram a situação.
Acredito que, poderemos superar muito melhor os óbices. O trabalho em equipe é como uma roda de engrenagem: se um dente estiver defeituoso ou quebrado, a roda funcionará muito mal, ou mesmo não funcionará.
Tenho convicção de que não existe diferença básica nos seres racionais. A ciência analisou o cérebro do cientista Einsten, e confirmou que era igual ao de qualquer outra pessoa. O único diferencial está na determinação e na vontade indômita. A mesma pesquisa revelou que o trabalho não cansa. Einsten trabalhava, em média, mais de doze horas por dia. O que desgasta são as contrariedades, como, por exemplo, o indivíduo ser obrigado a fazer o que não gosta. Se não vejamos: Você já trabalhou entusiasmado por um período longo sem sentir a mínima canseira? isso é muito natural, você estava realizando o que desejava. Por outro lado, trabalhou por período bem menor, e no final do dia estava esgotado, não é verdade?

AS REGRAS PARA A "RECEITA" COM O INGREDIENTE "PARTICIPAÇÃO", SÃO:

-Não tenha vergonha ou medo de enviar sugestões.

-Não deixe a crítica destrutiva derrotá-lo: O "externo", quando não representa a realidade, não deve influir na sua visão.

-Não tenha preguiça em formular uma idéia: participe!

-Não use de intermediário. A idéia deve ser sua.

-Mesmo que ignorem a sua sugestão, não deixe de participar. Você mesmo quem ganhará com a experiência.

-Envie suas idéias com cópias, para quem de direito.

-Sua maior satisfação será aquele sentimento de ter feito o que podia para ajudar na solução do problema.


MOACYR LUIZ DA SILVA

Escrito em 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSCREVA-SE NO CANAL



QUEREM ACABAR COM AS PEQUENAS EMPRESAS